Popular
Teresina PI
Ventos de 62 km/h derrubam árvores e placas e deixam parte de Teresina sem energia
Corpo de Bombeiros recebeu 37 solicitações de socorro sobre estragos causados pelo vento. Segundo a Cepisa, árvores atingiram a rede elétrica e causaram queda de energia.

Visão Política Análise sobre a política local, estadual e nacional.

06/11/2018 08h48
Por: Redação II
Fonte: g1.com
Reprodução
Reprodução

A forte ventania que atingiram Teresina durante a noite de segunda-feira (5) causou estragos e deixou ruas interditadas com quedas de árvores e outdoors. Zonas Sul, Norte e Leste da capital ficaram sem energia elétrica durante parte da noite.

Parte do letreiro de uma faculdade localizada na Zona Sul de Teresina se desprendeu e atingiu parte do teto de um automóvel que estava estacionado na calçada do prédio. O carro estava vazio no momento do acidente, e ninguém ficou ferido.

A queda de uma árvore bloqueou a rua Aviador Irapuã Rocha, no bairro de Fátima, na Zona Leste de Teresina. O vento também derrubou outdoors e interditou uma das vias da Avenida Raul Lopes. A guarita de um shopping no Centro de Teresina ficou danificada.

 
Ventania derrubou outdoors na avenida Raul Lopes, na Zona Leste de Teresina — Foto: ReproduçãoVentania derrubou outdoors na avenida Raul Lopes, na Zona Leste de Teresina — Foto: Reprodução

Ventania derrubou outdoors na avenida Raul Lopes, na Zona Leste de Teresina — Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Teresina informou que recebeu 37 solicitações para desobstruções de vias e retirada de arvores e placas de cima de veículos. As equipes de socorristas continuam em atividade desde a noite de segunda-feira (5). Até a última atualização, os bombeiros haviam realizado 12 desobstruções.

De acordo com o climatologista Werton Costa, a ventania foi causada por um tipo de nuvem chamada cúmulos nimbus. O sistema atmosférico absorve o ar quente e úmido e libera ar frio e seco. A nuvem se posicionou sobre a grande Teresina, e causou ventos de 62 km/h. A médica para a capital é de 10 a 20 km/h.

 
Parte do letreiro de uma faculdade se desprendeu e caiu sobre um carro na Zona Sul de Teresina — Foto: ReproduçãoParte do letreiro de uma faculdade se desprendeu e caiu sobre um carro na Zona Sul de Teresina — Foto: Reprodução

Parte do letreiro de uma faculdade se desprendeu e caiu sobre um carro na Zona Sul de Teresina — Foto: Reprodução

Bairros das Zonas Leste, Sul e Norte de Teresina ficaram sem energia durante parte da noite de segunda-feira. A Cepisa informou por meio de nota que árvores que caíram atingiram a rede elétrica, causando a interrupção do fornecimento de energia.

Leia abaixo a íntegra da nota da Cepisa:

A Cepisa informa que os fortes ventos que atingiram a capital na noite de hoje (05), com quedas de árvores na rede, provocaram o bloqueio de três alimentadores de Subestações da capital, interrompendo o fornecimento de energia em parte das zonas sul e norte, em Teresina.

Equipes da Distribuidora estão mobilizadas para garantir o restabelecimento da energia o quanto antes. Até às 23h, cerca de 75% dos clientes afetados já tiveram fornecimento regularizado e os demais estão sendo atendidos durante toda a madrugada, de acordo com a prioridade de cada caso.

Amanhã (06), a Empresa atuará em regime de contingência, com estrutura formada por mais de 30 equipes para o reforço do atendimento na Capital.

A Cepisa esclarece, ainda, que colocará em prática nos próximos dias, o plano de manutenção preventiva, com ações robustas de poda de árvores ao longo dos circuitos elétricos, a fim de evitar ou minimizar os efeitos causados por árvores próximas ou tocando as redes de energia.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.