Popular
IDEB
Diretores de escolas municipais querem melhorar notas no Ideb 2019
Os diretores das escolas municipais já anunciaram que querem mais, e estão trabalhando para ultrapassarem as novas metas.

Visão Política Análise sobre a política local, estadual e nacional.

30/10/2018 11h51
Por: Redação II
Fonte: Cidade Verde
Reprodução
Reprodução

Mesmo com a educação de Teresina em primeiro lugar entre todas as capitais do país, os diretores das escolas municipais já anunciaram que querem mais, e estão trabalhando para ultrapassarem as novas metas. Durante o encontro organizado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), os gestores conversaram sobre os próximos passos.

Esse é o 3º Plantão Gerencial do Ensino Fundamental, onde a Semec disponibiliza técnicos da Rede para reuniões individualizadas com diretores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino. Os encontros acontecem durante um dia inteiro no Centro de Formação Odilon Nunes.

Desta vez, os gestores discutiram resultados do 4º e 8º ano, analisando com as técnicas as metas de proficiência e aprovação estabelecidas pela equipe escolar para o Ideb de 2019, considerando os resultados alcançados em 2017. A ideia é pensar junto com a escola quais as melhores estratégias para a superação dos desafios apontados nos dados.

“Um passo importante para avançar nas metas é analisar criticamente os resultados de cada turma. Fizemos isso com o 1º ano no encontro passado, agora estamos focados nos resultados do 3º bimestre das turmas de 4º e 8º ano, alertando para a importância de um plano de trabalho elaborado pela própria escola, com os professores, para o Ideb do próximo ano”, explica Luzia Carvalho, gerente de Ensino dos Anos Iniciais.

Na Escola Municipal Mário Quintana, zona Sudeste, o Ideb saltou de 6.4 para 7.7, e a pedagoga Teresa Cristina diz que o plano é chegar ainda mais longe. “Esses plantões são apoio para o nosso trabalho, porque nos ajudam a compreender aluno por alunos e já elaborar os encaminhamentos para alcançarmos os objetivos que tanto desejamos”, afirma. Teresa e a diretora Jordânia Alves destacam com orgulho os resultados atuais da escola. “Tivemos a 7ª melhor nota do município nos anos iniciais, mostra que estamos muito bem, mas queremos ainda mais”, anuncia a diretora. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.