Em agenda em Brasília, nesta segunda-feira (12), o governador Wellington Dias firmou adesão ao programa federal Internet Para Todos, em conjunto com prefeitos e governadores de todo o Brasil. O programa, encabeçado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem por objetivo levar internet de alta qualidade para 40 mil localidades em todo o país, onde o acesso à rede mundial de computadores ainda é precário.
O governador Wellington Dias garante que o Piauí terá reflexos ainda mais efetivos na inclusão digital de sua população. Para ele, o programa federal vem ao encontro de programas estaduais desenvolvidos pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação. “Vamos casar o Internet para Todos com o programa de banda larga para todo o estado, o Piauí Conectado, que vai compreender a todos os municípios do Piauí. Serão os 224 municípios com alta velocidade e não apenas na sede do município. Através dessa parceria com o Ministério da Tecnologia do ministro Gilberto Kassab, juntamente com o município, será possível atender comunidades, assentamentos na zona rural e também nas cidades. Um avanço importante para uma forma moderna de desenvolvimento da comunicação para o Piauí”, avaliou.
Serão cerca de R$ 2 milhões liberados para universalizar o acesso à informação através da banda larga transmitida por satélite em todo o território nacional. O prefeito Gil Carlos, presidente da Associação Piauiense de Prefeitos e Municípios (APPM), vê a iniciativa com entusiasmo. “A população das mais diferentes cidades, dos mais longínquos povoados poderão ter acesso a internet de alta qualidade. Isso ajudará muito aos gestores municipais a oferecer serviços de qualidade na saúde mas também especialmente na educação, assim vamos aproximar o cidadão à informação, além de oferecer acesso à cultura e ao entretenimento”, destacou.
Para o diretor da ATI, Avelino Medeiros, o Internet Para Todos vem sanar uma carência nacional de acesso a internet, principalmente no norte e nordeste brasileiros. “É um serviço que não custa barato no Brasil e no Piauí não é diferente , então vemos de forma positiva que se soma ao projeto Piauí Conectado que atualmente é comandado pelo Governo do Estado”, informou.
O evento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, além de autoridades políticas do estado, dentre elas prefeitos municipais e o deputado federal Júlio César.
Confira a lista dos municípios piauienses aprovados na primeira etapa:
Vera Mendes
Várzea Branca
Uruçuí
Tanque do Piauí
Tamboril do Piauí
Sussuapara
Socorro do Piauí
Simplício Mendes
Sebastião Leal
Sebastião Barros
São Pedro do Piauí
São Miguel do Tapuio
São Miguel do Fidalgo
São Lourenço do Piauí
São Julião
São José do Divino
São João do Piauí
São João do Arraial
São João da Fronteira
São Gonçalo do Gurguéia
São Francisco do Piauí
São Félix do Piauí
Santo Inácio do Piauí
Santo Antônio dos Milagres
Santana do Piauí
Santa Rosa do Piauí
Santa Cruz do Piauí
Ribeiro Gonçalves
Ribeira do Piauí
Redenção do Gurguéia
Queimada Nova
Prata do Piauí
Porto Alegre do Piauí
Porto
Pio IX
Pimenteiras
Paulistana
Paquetá
Palmeirais
Palmeira do Piauí
Pajeú do Piauí
Paes Landim
Padre Marcos
Olho D’Água do Piauí
Oeiras
Nossa Senhora dos Remédios
Nazaré do Piauí
Murici dos Portelas
Morro do Chapéu do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Monsenhor Gil
Matias Olímpio
Massapê do Piauí
Manoel Emídio
Madeiro
Luzilândia
Luís Correia
Landri Sales
Júlio Borges
Juazeiro do Piauí
João Costa
Jaicós
Jacobina do Piauí
Itaueira
Itainópolis
Isaías Coelho
Ipiranga do Piauí
Inhuma
Hugo Napoleão
Guaribas
Guadalupe
Gilbués
Francisco Macedo
Francisco Ayres
Floriano
Floresta do Piauí
Eliseu Martins
Dom Inocêncio
Dom Expedito Lopes
Dirceu Arcoverde
Demerval Lobão
Curralinhos
Curral Novo do Piauí
Currais
Curimatá
Cristino Castro
Cristalândia do Piauí
Corrente
Coronel José Dias
Colônia do Gurguéia
Coivaras
Cocal de Telha
Caxingó
Caridade do Piauí
Caraúbas do Piauí
Caracol
Capitão Gervásio Oliveira
Canto do Buriti
Campo Largo do Piauí
100.Campo Alegre do Fidalgo
101.Campinas do Piauí
102.Cajazeiras do Piauí
103.Buriti dos Lopes
Brasileira
105.Boqueirão do Piauí
106.Bonfim do Piauí
Bom Princípio do Piauí
Bom Jesus
Betânia do Piauí
Belém do Piauí
Bela Vista do Piauí
Batalha
Barro Duro
Barras
Barra D’Alcântara
116.Baixa Grande do Ribeiro
Avelino Lopes
Assunção do Piauí
Aroeiras do Itaim
Aroazes
Alvorada do Gurguéia
Alto Longá
Sensação
Vento
Umidade