Segunda, 16 de Maio de 2022
86 99597 7698 - Visão Piauí
Geral Chuvas no PI

Cidade do Piauí resgitra maior acumulado de chuva de abril na madrugada desta segunda-feira

Choveu mais de 64 mm durante a madrugada na capital do Piauí

18/04/2022 08h04 Atualizada há 4 semanas
Por: Direto da Redação
Choveu mais de 64 mm durante a madrugada na capital do Piauí
Choveu mais de 64 mm durante a madrugada na capital do Piauí

Teresina registrou nesta madrugada (18) o maior acumulado de chuva de todo o mês de abril: foram 64,5mm acumulados em pouco mais de duas horas de precipitação. Só na zona Leste, região mais vulnerável da cidade no quesito drenagem, a estação automática do Cemaden registrou acumulado de 55mm. Essa forte chuva foi resultado das frentes frias que adentraram o Piauí vindas do Sul do Bahia e que geraram instabilidade no céu. Noticia publicada pelo Portal O Dia. 

Quem explica é o climatologista Werton Costa: “Nós temos a manifestação do ar polar sobre o Sul da Bahia. As chamadas frentes frias costumam adentrar pela Bahia e provocar instabilidade ou episódios de chuva localizada. Essa frente fria mudou a concentração de umidade sobre o Piauí favorecendo a formação de nebulosidade, ou seja, núcleos de chuva em diferentes porções do território. Nos últimos dois dias isso tem se manifestado em forma de chuvas localizadas de diferentes níveis de intensidade”, diz.

O 64,5mm de chuva registrados nesta madrugada em Teresina apontam que a água se acumulou muito rapidamente, o que significa mais transtornos para a população. Na zona Leste da capital, ruas ficaram alagadas e o trânsito amanheceu confuso com semáforos desligados e algumas vias com difícil acesso por carros e motos. Os trechos mais afetados se localizam nas Avenidas Homero Castelo Branco, Jóquei Clube e Nossa Senhora de Fátima.

Previsão aponta mais temporais

Teresina e o interior do Piauí deverão ter pelo menos mais dois episódios de chuvas intensas semelhantes à desta madrugada nas próximas semanas, segundo apontam as previsões meteorológicas. Vale ressaltar, no entanto, que a capital e o Estado como um todo estão no final do período de precipitações intensas e que a partir de maio as chuvas deverão ficar mais espaçadas diminuir de intensidade.

É o que explica o professor Werton Costa: “A previsão meteorológica aponta um cenário de continuidade das chuvas, porém é importante ressaltar que estamos no final da temporada chuvosa então essas chuvas são episódicas. Provavelmente tenhamos ainda gás para dois episódios de temporais sobre a capital e interior e depois as chuvas reduzem bruscamente até chegarem em maio, que é o período chamado de pós-estacional, onde as chuvas são simbólicas e bastante esporádicas”, finaliza.

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias