Sábado, 22 de Janeiro de 2022
86 99597 7698 - Visão Piauí
Educação Volta às aulas

Aulas na rede estadual voltam em fevereiro com 100% presencial, em todo o Piauí

A previsão para o início das aulas é a primeira semana de fevereiro.

04/01/2022 08h29
Por: Direto da Redação
No Piauí, aulas na rede estadual voltam em fevereiro com 100% presencial
No Piauí, aulas na rede estadual voltam em fevereiro com 100% presencial

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, revela que a grande expectativa para o ano de 2022 é a retomada de todas as aulas no ambiente da escola, com 100% dos estudantes voltando para o chão da escola. A rede estadual do Piauí foi uma das que mais se destacou na introdução de novas tecnologias para enfrentar o período de pandemia de Covid-19 e uma das primeiras a dar condições para esse retorno total.

A rede pública estadual está com matrículas abertas e iniciou o trabalho de busca ativa pelos estudantes que ainda não fizeram sua matrícula. A previsão para o início das aulas é a primeira semana de fevereiro.

Ellen Gera destaca que as tecnologias incorporadas nesse período pandêmico e o modelo híbrido continuam a ser utilizados, mas a grande expectativa é receber toda a comunidade escolar no ambiente escolar, com todas as unidades abertas. “Focaremos no combate às dificuldades de aprendizagem. Muitos estudantes tiveram um processo de aprendizagem com obstáculos na pandemia, havendo a necessidade de um forte trabalho dos professores das equipes pedagógicas em mitigar essa dificuldade de aprendizagem”, observa o secretário.

Maior programa de alfabetização

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também continuará com o apoio aos municípios na alfabetização da idade certa e já está trabalhando na formação de professores em todo o estado. Na Educação de Jovens e Adultos, o Piauí já iniciou em 2021 o maior programa de alfabetização da história do estado. “Muitas pessoas serão beneficiadas em 2022 no combate forte ao analfabetismo no Piauí, com a perspectiva de alfabetizarmos 200 mil piauienses”, cita ainda Ellen Gera.

Secretário Ellen Gera trabalha para fortalecimento da rede profissional

Secretário Ellen Gera trabalha para fortalecimento da rede profissional

Outro ponto é o fortalecimento da rede profissional, com todo o regramento modernizando e fortalecendo a rede, bem como o Ensino Superior, que ainda em janeiro inicia as aulas da terceira etapa da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e, assim, o Governo do Piauí universaliza o Ensino Superior, que chega a todos os municípios.

A Seduc também trabalha na infraestrutura da rede, com reformas, obras, novas escolas, modernização tecnológica e novos equipamentos, com a meta de chegar ao final de 2022 com toda estrutura renovada e preparada para década.

O fortalecimento da gestão escolar, a formação e valorização dos profissionais da educação também fazem parte da agenda para o ano que se inicia.

“Temos que ter a Educação como essencial. Ela não parou e nem pode parar. Temos que contagiar toda a sociedade para que o ano de 2022 seja muito melhor”, finaliza o secretário da Educação.

FONTE: Meio Norte

Ele1 - Criar site de notícias