Quarta, 01 de Dezembro de 2021
86 99597 7698 - Visão Piauí
Geral CORONAVÍRUS

"Não uso de máscara no Piauí só com sinal verde do comitê", diz governador

No Piauí, desde o dia 3 de outubro, atividades e eventos esportivos, sociais, culturais e artísticos, em espaços abertos ou semiabertos, com público de até 500 pessoas, estão liberados

26/10/2021 07h33
Por: Direto da Redação Fonte: cidadeverde.com
Foto: Roberta Aline
Foto: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (25), que só vai desobrigar uso de máscaras no Piauí, caso o Comitê de Operações Emergenciais (COE) dê sinal verde para a medida. A máscara é considerada essencial na prevenção contra a covid-19. Para o governador, o “sonho” era de um Natal sem máscaras.

“No Nordeste brasileiro esperamos seguir na ciência, então o comitê vai estabelecer como vamos lidar com a decretação do fim da fase de pandemia. A minha perspectiva, o meu sonho, é de um natal sem máscara, mas essa determinação só pode acontecer tão logo o comitê nos dê um sinal verde”, esclareceu o governador ao participar da abertura da Semana do Servidor na manhã de hoje.

De acordo com o governador, existe uma perspectiva real da decretação de medidas mais flexíveis a partir do alcance de 80% da população vacinada com a primeira dose da vacina. No sábado (23), o estado alcançou 70% do índice. 

“Se o Brasil tivesse seguido o Piauí teria salvo mais de 200 mil pessoas, pois o Piauí seguiu a ciência”, disse o governador.

No Brasil, a cidade do Rio Janeiro deve publicar ainda nesta segunda-feira (25) um novo decreto desobrigando o uso de máscaras em locais abertos. A flexibilização, porém, ainda depende do governo do estado, que mantém em vigor decreto que determina a utilização das máscaras. Entre normas dissonantes, vale sempre a mais restritiva.  A desobrigação do uso das máscaras ao ar livre já estava prevista na segunda etapa do plano de retomada da cidade do Rio de Janeiro, conforme deliberado com o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19. 

Flexibilização

No Piauí, desde o dia 3 de outubro, atividades e eventos esportivos, sociais, culturais e artísticos, em espaços abertos ou semiabertos, com público de até 500 pessoas, estão liberados. Em espaços fechados, o público admitido será de acordo com a área do ambiente, até o limite máximo de 200 pessoas.

De acordo com o decreto publicado, deverá ser exigido dos participantes dos eventos imunização por vacina (duas doses ou dose única) ou teste negativo (antígeno ou RT PCR, realizado 48 horas antes do evento).

O governo autorizou ainda o retorno das aulas presenciais em todos os níveis, respeitados os critérios de segurança sanitária para professores, estudantes e demais trabalhadores.

Cidades têm aumento de casos

Por causa da flexibilização, algumas cidades registram aumento de casos de covid-19. Simplício Mendes e Bela Vista do Piauí, por exemplo, publicaram decreto com medidas mais restritivas na tentativa de contar o avanço da doença.

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias