Preço do gás

Famílias barrenses voltam a utilizar lenha ou carvão depois da alta do preço do gás de cozinha

A triste realidade pode ser constatada na zona rural e periferia da cidade

15/06/2021 16h32
Por: Direto da Redação
Famílias barrenses voltam a utilizar lenha ou carvão depois da alta do preço do gás de cozinha
Famílias barrenses voltam a utilizar lenha ou carvão depois da alta do preço do gás de cozinha

Com o preço do gás de cozinha nas alturas, após sucessivos aumentos para o consumidor final,   em função do preço no mercado internacional e a carga tributária adotadas pelos Estados, mais barrenses passaram a utilizar lenha e carvão para cozinhar. A triste realidade pode ser constatada na zona rural e periferia da cidade onde há uma concentração maior de famílias que perderam rendimentos durante a pandemia. 

"Voltei a cozinhar no carvão, pois não dá mais para comprar gás, está caro demais", disse uma dona de casa, moradora da periferia de Barras.

O uso de lenha é mais adotado na zona rural, mas na zona urbana é possível constar que várias famílias fazem uso desse recurso para preparar a alimentação. 

Atualmente o botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 Kg custa em média R$ 110, ou seja, cerca de 10% de um salário mínimo vigente. Em muitos casos a família tem que escolher entre comprar o alimento ou comprar gás. Essas famílias optam pelo obvio, compram alimentos e buscam alternativas no carvão ou na lenha, sendo que a última fonte é bem mais fácil e às vezes não precisa comprar.

"Quando a gente recebe nosso aposento já é pensando no que fazer, primeiro a gente compra o que comer, depois remédios e quase não sobra para o gás aí a gente tem que ir pro carvão e agora talvez até pra lenha", disse uma aposentada da zona da puba de Barras. 

Consumo de carvão dispara e a preocupação deve aumentar

Diante das dificuldades econômicas vividas por todos os brasileiros, o consumo de carvão vegetal aumentou drasticamente em todo o pais como fonte para preparação de alimentos. Com uma demanda maior é quase certo que mais árvores sejam derrubadas para serem transformadas em carvão, isso vai de encontro as regras de organismos internacionais que cuidam do clima. 

Agora pode parecer um exagero dizer que esse descontrole na ânsia de suprir a demanda por carvão vegetal vai afetar diversos biomas, como a caatinga e os cerrados ambos predominantes no Piauí. 

BarrasBarras - PI
Barras - PI
Atualizado às 02h35
23°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
23°

Sensação

5.5 km/h

Vento

70.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Popular novo
Anúncio
Municípios
SANTA LUZIA
POSTO SANTA LUZIA
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza