Domingo, 17 de Outubro de 2021
86 99597 7698 - Visão Piauí
Municípios Museu

Enquanto Barras perde sua história ao longo de décadas, José de Freitas ganha Museu

A casa, também conhecida como bangalô dos Freitas, foi construída em 1935, época áurea do ciclo da carnaúba.

13/05/2021 15h11
Por: Direto da Redação Fonte: cidade verde
Enquanto Barras perde sua história ao longo de décadas, José de Freitas ganha Museu
Enquanto Barras perde sua história ao longo de décadas, José de Freitas ganha Museu

Um casarão histórico localizado no centro de José de Freitas, pertencente a família Freitas, após conversas, negociações e entendimentos entre familiares herdeiros e a gestão publica passará por reforma e preservado pela prefeitura se tornará  um museu de referencia no município.

O documento de cessão de posse da casa foi assinado por todos os herdeiros da família Freitas e pelo prefeito Roger Linhares, na tarde desta quarta -feira dia 12 de maio de 2021. O tempo de vigência do contrato é de dez anos.  Prefeito Roger Linhares assinou o documento de aquisição do prédio, que a partir deste momento passará para a responsabilidade da administração  pública municipal onde deverá passar por reforma e todo um processo de estruturação para as instalações do “Museu do Livramento”.

Estiveram presentes à solenidade de transferência de imóvel, o Prefeito Roger Linhares, vice-prefeito e secretário de segurança Antônio Abreu, Superintendente do Ibama Sam Martim Linhares, Ex-governador e Presidente do SEBRAE Freitas Neto,o Secretário de Turismo Fernando Freitas,Dr. Ferdinand Neto, vereador Rummeningg Rocha, vereador Dante Freitas, Presidente da Academia Freitense de Letras o médico Dr. Elias e membros da família Freitas.

O Museu do Livramento ficará localizado no centro de José de Freitas, na casa que pertenceu ao coronel Antônio de Almendra Freitas (1894-1963), ex-prefeito de Livramento por dois mandatos e ex-secretário da Fazenda do Estado do Piauí, no governo de Humberto de Area Leão. A casa, também conhecida como bangalô dos Freitas, foi construída em 1935, época áurea do ciclo da carnaúba.

O Museu do Livramento irá possibilitar aos freitenses  conhecer a história política, econômica, social, religiosa e da infraestrutura existente no município. Segundo San Martins Linhares, o economista e historiador Fernando Freitas será indicado curador oficial do Museu do Livramento por cerca de oito anos, tempo necessário para montagem e instalação completa do Museu.

NOTA DA REDAÇÃO DO VP

Enquanto, ao longo de décadas, a história de Barras se perde, outro municípios como: Piripiri, Pedro II e agora José de Freitas, encontram meios para preservar e deixar para as gerações futuras o passado de seu povo. Hoje, a comunidade estudantil barrense tem que mendigar as poucas informações e materiais que ainda restam sobre a sua própria história, infelizmente uma contradição levando em consideração que estamos numa das cidades mais antigas do Piauí e com grande importância política e geograficamente estratégica em épocas remotas. 

Sobre o município
Notícias de José de Freitas - PI
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (18/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (19/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias