Piauí

Sesapi trabalha implantação de centro de hemodiálise em São Raimundo Nonato

A Sesapi precisou fazer um estudo para avaliar a qualidade da água da região para possibilitar a instalação desse tratamento na cidade

04/05/2021 16h50
Por: Direto da Redação
Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em reunião, nesta terça-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu junto com parlamentares do território da Serra da Capivara e pacientes renais crônicos, a implantação de um centro de hemodiálise na cidade de São Raimundo Nonato.

Para possibilitar a instalação desse tratamento na cidade, a Sesapi precisou fazer um estudo para avaliar a qualidade da água da região, o que é de suma importância para a implantação de equipamentos de hemodiálise.

“Devido à necessidade de ter uma água de qualidade para estes pacientes, a secretaria realizou este estudo e constatou que houve melhorias neste elemento, o que nos possibilitou a realização de hemodiálise no hospital regional da cidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A manutenção da qualidade da água usada nos tratamentos de hemodiálise é primordial para a segurança do paciente. Isso porque alguns compostos, como alumínio e flúor, além de toxinas geradas por bactérias (as endotoxinas), se presentes na água, podem debilitar o estado de saúde do paciente.

Para a implementação do tratamento dos pacientes renais, que necessitam de terapia substitutiva, a Sesapi abriu um procedimento para que as empresas interessadas possam se habilitar.

“Aquela empresa que obtiver todas as condições para a prestação do serviço, será credenciada e habilitada pela secretária. Nosso intuito é que esse processo seja finalizado o mais breve possível”, destaca o gestor.

Após os estudos sobre a qualidade da água, a Secretaria de Estado da Saúde implantou o serviço de hemodiálise para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, que atende a toda população do território.

Estado do Piauí tem 14 hospitais com 100% de ocupação de leitos de UTI Estado do Piauí tem 14 hospitais com 100% de ocupação de leitos de UTI
Ex-governador do Piauí, Guilherme Melo, morre em Teresina Ex-governador do Piauí, Guilherme Melo, morre em Teresina
Barras - PI
Atualizado às 04h27
24°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
24°

Sensação

8.8 km/h

Vento

85.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Popular novo
Anúncio
Municípios
POSTO SANTA LUZIA
SANTA LUZIA
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza
Ele1 - Criar site de notícias