TREVO
Dia histórico

Piauí pode iniciar vacinação contra Covid na quarta (20), após aprovação da Anvisa

A apresentação foi feita durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). O Piauí terá 1.103 postos de vacinação contra a Covid-19.

17/01/2021 18h06
Por: Direto da Redação
Fonte: cidadeverde
Piauí pode iniciar vacinação contra Covid na quarta (20), após aprovação da Anvisa
Piauí pode iniciar vacinação contra Covid na quarta (20), após aprovação da Anvisa
 

O presidente do Consórcio Nordeste, governador Wellington Dias (PT), solicitou ao Ministério da Saúde que a entrega das vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos estados aconteça nesta segunda-feira (18) para o início imediato da vacinação contra o coronavírus em todos os estados. A previsão é de que o Governo do Piauí inicie a vacinação na quarta-feira (20).

“Com a aprovação da Anvisa hoje, já pedimos para antecipar para amanhã a entrega simbólica da vacina para os 26 estados e Distrito Federal, concordamos que seja em Guarulhos-SP, a unificação da data para início da vacinação e início imediato da entrega. Defendemos que é possível, com uso de aeronaves, ter vacinas em cada estado até terça-feira (19) à noite. Portanto, é real a possibilidade de iniciar vacinação no próximo dia 20”, diz Wellington Dias.

Wellington Dias também solicitou a antecipação da reunião com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e o Fórum dos Governadores, que estava marcada para a terça-feira (19). Wellington Dias é coordenador do tema vacinação do Fórum dos Governadores. 

Logo após a aprovação do uso emergencial das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (17), o Governo do Estado de São Paulo iniciou a vacinação no estado.

A primeira brasileira a receber a dose da coronavac foi uma enfermeira negra de 54 anos. Trata-se da Mônica Calazans, moradora de Itaquera (SP), com perfil de alto risco para complicações da covid-19 Ela é obesa, hipertensa e diabética.  

Uso emergencial

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, por unanimidade, a autorização para o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Os cinco diretores deram parecer favorável à liberação dos imunizantes, acompanhando a relatora Meiruze Sousa Freitas, primeira a votar.

O Governo do Piauí explica que a “Anvisa recomendou o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, condicionado à assinatura de termo de compromisso e publicação no Diário Oficial da União”.

“Já a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, a aprovação temporária da agência é para o emergencial referente a 2 milhões de doses”.

A Secretaria Estadual de Saúde “enviou, na sexta-feira (15), as seringas e demais insumos necessários à primeira etapa da vacinação para as Regionais de Saúde do Estado. A partir desta segunda-feira (18), os municípios já iniciam a receber o material necessário para o processo de imunização”.

A distribuição de insumos ocorreu após apresentação do Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí aos secretários de saúde e prefeitos dos municípios piauienses, em solenidade no Palácio de Karnak.

A apresentação foi feita durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). O Piauí terá 1.103 postos de vacinação contra a Covid-19. 

Fases da Vacinação no Piauí

Barras - PI
Atualizado às 02h53
25°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
25°

Sensação

13.4 km/h

Vento

83.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Popular novo
Anúncio
Municípios
POSTO SANTA LUZIA
SANTA LUZIA
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza