TREVO e ALMEGA
No Piauí

Ano letivo com aulas remotas nas escolas do Estado começam no dia 25 de janeiro

A expectativa é de que o número de alunos se mantenha na mesma média em 2021.

09/01/2021 09h22
Por: Direto da Redação
Ano letivo com aulas remotas nas escolas do Estado começam no dia 25 de janeiro
Ano letivo com aulas remotas nas escolas do Estado começam no dia 25 de janeiro
 

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) confirmou nesta quinta-feira (07) que o ano letivo 2021 da rede pública estadual de ensino está marcado para iniciar no dia 25 de janeiro com aulas remotas.

O período letivo será iniciado somente com aulas remotas, apesar da autorização de ter aulas presenciais. Após cada escola fizer o próprio diagnóstico, que é a  escuta da comunidade escolar quanto ao retorno presencial, será encaminhado o plano de retomada à Seduc. A escolha por aula remota ou híbrida não acontece no momento da matrícula.

As matrículas estão abertas desde o dia 18 de dezembro de 2020 e seguem até o dia 15 de janeiro de 2021.  Os interessados deverão realizar a matrícula on-line por meio do site da Seduc (www.seduc.pi.gov.br/matricula).

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) autorizou o retorno das creches e aulas presenciais nas escolas; VEJA PROTOCOLO.

Em 2020, a Seduc estava com 228 mil alunos matriculados em 658 escolas espalhadas por todo o estado. A expectativa é de que o número de alunos se mantenha na mesma média em 2021.

“O retorno será gradativo e seguro. As escolas deverão fazer o diagnóstico de retorno das aulas após o dia 25 de janeiro.  Nós vamos emitir uma portaria com um cronograma para para que as escolas as escolas possam organizar o seu plano de retomada. Ao mesmo tempo que iniciaremos as aulas remotas, de forma paralela, a escola vai fazer a escuta ativa da comunidade escolar para apresentar o cronograma para a possibilidade de retorno híbrido”, explica a diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA), Maria José Mendes.

A diretora explica que as escolas vão ouvir a comunidade escolar: pais, alunos e professores. No diagnóstico, eles vão relatar se querem aulas remotas ou híbridas, levando em consideração as particularidades de cada escola. A escola também fará o mapeamento de alunos e professores com comorbidades. A diretora comenta que todas as séries e modalidades serão ouvidas.

Além disso, a diretora comenta que todas as escolas passarão por readequação dos protocolos de segurança sanitária devido a pandemia da covid-19, apesar de já terem passado por adaptação de estrutura em setembro de 2020. “Muitas escolas já foram preparadas para o retorno, fizeram a implementação dos protocolos, mas mesmo assim vamos fazer essa avaliação interna, adequar o que for preciso, para que os professores, alunos e pais se sintam seguros”.

Documentos 

A Seduc destaca que “toda a documentação necessária e demais informações sobre as matrículas da rede estadual de educação, referente ao ano de 2021, constam no Edital de Matrículas 2021”.

A diretora Maria José Mendes esclarece que a matrícula exige o uso obrigatório do CPF do aluno a ser matriculado. “Caso o estudante ainda não tenha CPF, pode expedir o documento no site da Receita Federal ou em qualquer agência dos Correios”.

A Seduc ressalta que o estudante com dificuldade de acesso à internet poderá procurar o laboratório de informática das escolas para realizar o processo de matrícula.

Confirmação presencial 

A Seduc também esclarece que “a confirmação presencial é a fase na qual será efetivada a matrícula na escola ou centro e ocorrerá através de registro em livro de matrícula, ficha individual e com a entrega da documentação exigida no Edital”.

“A confirmação da matrícula nova acontecerá no período de 18 a 22 de janeiro de 2021, conforme agendamento da escola, em atendimento ao Protocolo Sanitário”.

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Barras - PI
Atualizado às 03h04
24°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 24°
24°

Sensação

6.8 km/h

Vento

89.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
CENTRO MOVEIS
Popular novo
Anúncio
Municípios
SANTA LUZIA
POSTO SANTA LUZIA
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza