TREVO e ALMEGA
Eleições 2020

Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina e desbanca 30 anos do PSDB

Fez o 2º grau financiado por bolsa de estudo conseguida através de concurso.

29/11/2020 17h32Atualizado há 2 meses
Por: Direto da Redação
Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina e desbanca 30 anos do PSDB
Dr. Pessoa é eleito prefeito de Teresina e desbanca 30 anos do PSDB
 

Dr. Pessoa (MMDB) foi eleito prefeito de Teresina e desbanca 30 anos de grupo político do PSDB na capital do Piauí.

Saiba quem é Dr. Pessoa:

José Pessoal Leal é natural de Água Branca, filho de agricultor, começou a trabalhar aos 5 anos de idade para ajudar no sustento da família de 7 irmãos. Foi alfabetizado com a ajuda de vizinhos e somente aos 15 anos começou a freqüentar a escola. Morou em Teresina em casa de família e repúblicas e na maioria das vezes a alimentação era feita na Casa do Estudante. Nas férias, trabalhava para ajudar os pais e para o próprio sustento durante o período escolar.

Em 1966, revoltado com as injustiças sociais e com os critérios usados para o concurso do Banco do Estado do Piauí, no qual não teve aprovação, mudou-se para o Rio de Janeiro, e fixou residência na Casa do Estudante do Brasil durante muito tempo. Fez o 2º grau financiado por bolsa de estudo conseguida através de concurso.

Integrou as lutas da classe estudantil no Rio de Janeiro, sofreu com a política injusta da ditadura militar e sentiu de perto os males causados pela sociedade dominante, sem nunca perder a fé num país livre.

Em 1970, ingressa na Faculdade de Medicina de Teresópolis e passa a residir em pensionato de freiras em Petrópolis/RJ. Especializou-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e foi titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, RJ. De volta a Teresina, foi diretor do Hospital do Satélite, Diretor do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas. Dentre as atividades acadêmicas, foi professor de Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina de Teresópolis/RJ, é Professor Adjunto de Cirurgia Geral e Coordenador do curso de Urgências Médicas e Cirúrgicas, na UFPI.