TREVO e ALMEGA
Pesquisa

Justiça condena Instituto a fornecer documentos de pesquisa eleitoral por suspeita de fraude em Dom Inocêncio

A situação veio à tona logo após a divulgação de um vídeo em que o neto da atual prefeita, candidata à reeleição, expõe como foram criadas as rotas dos entrevistadores pela zona rural do município.

05/11/2020 18h02
Por: Direto da Redação
Fonte: Portal São Raimundo
Justiça condena Instituto a fornecer documentos de pesquisa eleitoral por suspeita de fraude em Dom Inocêncio
Justiça condena Instituto a fornecer documentos de pesquisa eleitoral por suspeita de fraude em Dom Inocêncio
 

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 13ª Zona Eleitoral de São Raimundo Nonato condenou na manhã desta quinta-feira (05/11) o Instituto Census de Pesquisa Eleitoral a fornecer documentos por suspeitas de fraude em uma pesquisa Eleitoral realizada no município de Dom Inocêncio-PI. A notícia foi publicada pelo Portal São Raimundo

O caso envolvendo suspeita de fraude em pesquisa eleitoral foi realizado pelo Instituto Census e divulgado no dia 16 de outubro. A situação veio à tona logo após a divulgação de um vídeo em que o neto da atual prefeita, candidata à reeleição, expõe como foram criadas as rotas dos entrevistadores pela zona rural do município.

Confira trecho da decisão:

Consigna, ainda, a inicial uma notícia de possível esquema de manipulação de resultado de pesquisas eleitorais em Dom Inocêncio”, diz parte da decisão.

Ante o exposto, defiro a providência pleiteada, determinando ao instituto de pesquisa requerido que disponibilize, no endereço de e-mail fornecido no requerimento , no prazo de 2 dias, relativamente à pesquisa registrada sob o nº PI-05383/2020:

a) o sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores, resguardando-se o direito da coligação requerente de, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados;

b) o relatório entregue ao solicitante da pesquisa e ao modelo do questionário aplicado, para facilitar a conferência das informações divulgadas.

O QUE DIZ A OPOSIÇÃO

Os advogados da Coligação vai enviar a documentação para a Polícia Federal para que seja instaurado a devida investigação, de uma possível fraude da pesquisa.

Os advogados alertam ainda que existem várias ação na justiça eleitoral do Piauí questionando  outras  pesquisas desse instituto realizadas em outros Municípios de todo o estado.

A DENUNCIA

O Portal Veja SRN repercutiu uma reportagem com vídeo aonde o neto da atual prefeita e candidata à reeleição Virginia Dias, do município de Dom Inocêncio fez uma grave denúncia sobre uma possível manipulação no resultado de uma pesquisa eleitoral divulgada na última sexta-feira (16/10).

No levantamento realizado pelo Instituto Census, a candidata do progressistas aparece com 46,78% e em segundo aparece o candidato, Nenê (MDB), com 26,89% dos entrevistados, 19,89% não souberam ou não quiseram opinar.

Segundo Ismael Sousa, a pesquisa teria sido comprometida com a escolha dos entrevistados, e em vídeo ele revela como funcionou esse processo de mapeamento para a coleta dos dados. -“O coordenador do instituto Census, Ruan me procurou e a gente que escolheu quais as localidades iriam ser visitadas e a divisão das rotas para o interior. Ao todo seriam 3 motoqueiros que levariam os entrevistadores, com a tarefa de apontar as residências a serem visitadas”, relata o neto da prefeita.

Ismael Sousa ainda apresentou prints da conversa com o coordenador aonde mostra também como realizou a distribuição das localidades que o Instituto deveria visitar.

INSTITUTO REBATEU AS DÉNUNCIAS

A acusação de Ismael Sousa, disse em uma matéria do portal VEJASRN NOTÍCIAS, que escolheu casa. Não procede! Jamais iremos entregar nosso trabalho de campo a escolha de quem quer que seja. É do nosso pesquisador a decisão. Os nossos coordenadores de equipes mostram as comunidades para que os moto táxis possam traçar a rota mais viável de deslocamento para não perdermos tempo, diminuir o custo e tão pouco cansar o pesquisador que já vem de uma rotina muito cansativa de cidade a cidade.

O Instituto CENSUS tem 12 anos de mercado e nunca que iríamos usar deste expediente. Somos a melhor margem de acerto no Estado do Piauí e isso é fruto da organização de nossos profissionais que, junto ao nosso Estatístico, desenvolve plano amostral para aplicarmos em campo e ter os resultados reais e momentâneos em cada pesquisa. Ressalte-se ainda que a pesquisa é assessorada por técnicos especializados em sistemas de informação e por estatístico devidamente capacitado e autorizado para análise e validação dos resultados.

Trecho da nota assinada pelo proprietário do institudo, o Sr. Yvanilson Clarindo.

 

São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato - PI Notícias de São Raimundo Nonato - PI
Barras - PI
Atualizado às 03h44
26°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 25°
27°

Sensação

13.5 km/h

Vento

74.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
CENTRO MOVEIS
Popular novo
Anúncio
Municípios
SANTA LUZIA
POSTO SANTA LUZIA
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza