TREVO e ALMEGA
Barras

Entenda o que é nucleação de escolas multisseriadas e como este processo contribuiu para a melhoria do ensino público no município de Barras.

A atual gestão municipal de Barras investiu, também, em programas educacionais como o Programa de Alfabetização na Idade Certa

23/10/2020 18h57
Por: Direto da Redação
Fonte: VP PI

Investir na Educação sempre foi uma das prioridades da atual gestão municipal de Barras. Desde o seu início, em 2017, a administração Carlos Monte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando ações que contribuem significativamente com a melhoria do ensino na cidade, cujos resultados podem ser comprovados pela melhoria dos índices nacionais de avaliação da educação pública, como o Ideb.

Um dos projetos de municipalização e universalização do ensino básico realizado em Barras foi a nucleação de escolas multisseriadas nas localidades Formoso, Lameirão, Tipis, Canto Escuro,  Barreiro do Otávio,  Limoeiro, Brejo, Centro Taquari, Lagoa Preta, Alto da Graça e Simão Rego. A nucleação de escolas multisseriadas segue as diretrizes da Lei Federal Nº 9.394/1996 (LDB) e tem como objetivo concentrar o maior número de alunos para viabilizar a separação em classes de acordo com a idade e a racionalização de recursos, o que permite a melhoria da qualidade do ensino. Contribui, também, para a prática docente, pois o professor não precisa lecionar para vários alunos, de idades e séries diferentes, ao mesmo tempo.

Apesar de algumas escolas estarem mais distantes da comunidade de origem dos alunos, o acesso à unidade escolar continua garantido com a recuperação da malha de transporte, que estava em mal estado de conservação, e a aquisição de micro-ônibus que fazem o deslocamentos de estudantes até as novas escolas. 

Os investimentos na educação de Barras já estão trazendo os seus primeiros resultados como a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O município de Barras superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021 nas séries iniciais de 5.0, ficando com a nota 5,4. Nas séries finais, o município avançou 0,7 ponto em relação ao Ideb de 2017, alcançando a inédita nota de 4,9.

Outras ações

A atual gestão municipal de Barras investiu, também, em programas educacionais como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), para alunos das séries iniciais, e o Projeto “Barras de olho nas provas externas”, que consiste em aulas no contraturno e aos finais de semana, para alunos das séries finais. Além do projeto de preparação para as Olímpiadas Brasileiras  de Matemática e Língua Portuguesa. Os alunos da rede municipal de ensino de Barras são assistidos, também, pelos programas Mais Educação; Mais Alfabetização; Tempo de Aprender e Programa Brasil Carinhoso.