TREVO e ALMEGA
Comida típica

Pastel de cuscuz e panelada e bolinho de mão de vaca: piauienses recriam pratos tradicionais

A ideia de unir os dois pratos que são bastante populares e apreciados pela cultura local surgiu do empresário Eldinan Castro.

23/07/2020 14h15Atualizado há 4 meses
Por: Direto da Redação
Pastel de cuscuz e panelada e bolinho de mão de vaca: piauienses recriam pratos tradicionais
Pastel de cuscuz e panelada e bolinho de mão de vaca: piauienses recriam pratos tradicionais
 

Depois do sucesso da pizza de panelada, que dividiu a opinião das pessoas nas redes sociais, o G1 mostra histórias de chefs de cozinha que decidiram inovar e criaram outros pratos que levam sabores da tradicional cultura nordestina. Dessa vez, o pastel de panelada, o bolinho feito com mão de vaca e o pastel que tem como receio a massa do cuscuz, também estão ganhando sua vez nos cardápios.

Um dos principais pratos usados tem sido a panelada, uma receita à base de intestinos de boi que, segundo o jornalista e gastrônomo Carlos Lustosa, tem origem europeia e foi criado em um continente devastado por guerras, onde se aproveitava de todos os ingredientes para escapar da fome. Ele diz que a tradicional panelada nordestina tem uma raiz portuguesa, mas não veio de Portugal na forma que ela é encontrada hoje aqui no nordeste.

“Existe um prato chamado Tripas à Moda do Porto, ou Dobradas à Moda do Porto, que faz referência a cidade Porto, uma importante cidade portuguesa, que leva o bucho, leva frango, linguiça, cenoura, cebola e temperos de forma geral, mas esse prato podemos dizer que seria o ancestral da panelada”, explicou o jornalista.

Pizza de panelada

A ideia de unir os dois pratos que são bastante populares e apreciados pela cultura local surgiu do empresário Eldinan Castro.

“Faltavam poucos dias para o dia da pizza e como nosso produto [panelada] é bastante procurado, eu resolvi criar uma pizza de panelada para comemorar, pois a gente gosta das duas coisas”, disse.

A ideia surgiu com Eldinan, mas o responsável por colocar a mão na massa foi o cozinheiro Denison França. Ele relatou que não acreditava que o prato ganharia tanta repercussão.

“Eu achei doideira. Fiquei pensando, rapaz não vai combinar. Será que vai ficar bom? Mas aí eu segui ele e resolvi fazer”, contou.

Pastel de Panelada

Outro prato também feito à base de panelada já começa a cair no gosto do teresinense: é o pastel de panelada. De acordo com o Chef de Cozinha Elton Fábio Lima, uma porção com cinco unidades custa R$ 15.

“Na nossa casa um dos pratos mais saídos é a panelada. Então por que não inovar com recheio de pastel que existe de todo tipo? Eu juntei a vontade de inovar com o que eu tinha de melhor na minha casa, que é a panelada”, explicou.

Bolinho de mão de vaca

A Mão de Vaca – prato feito com uma parte do boi que leva osso e tutano – é outra marca registrada da gastronomia piauiense e também ganhou uma versão repaginada. Segundo o chefe de cozinha Henrique Mendes, a combinação foi pensada para atrair um público mais jovem.

“Quando a gente começou com a proposta de fazer comida de boteco, a gente resolveu transformar um bolinho único e queríamos uma proteína para colocar nele, que fosse típica daqui e que não fosse a carne de sol. Fomos para a mão de vaca, que é uma carne muito saborosa e que pode trazer uma diferenciado para o bolinho, além de atrair um público jovem”, informou.

Pastel de cuscuz

O cuscuz como a gente conhece também ganhou uma nova versão e se transformou em recheio de pastel. Acompanhado de queijo e carne de sol, o tradicional prato típico piauiense é frito em óleo quente.

A estudante de enfermagem Tatiany Hellen aprovou o resultado da mistura de sabores. “Eu provei e super aprovo e indico para qualquer um”, contou.

Fonte: G1 PI