TREVO e ALMEGA
EPI´s em União PI

Município de União PI é obrigado pela Justiça a regularizar fornecimento de EPIs para profissionais de Saúde

Por isso, o MPPI expediu diversas recomendações e ofícios solicitando informações e providências à Secretaria de Saúde do Município de União

28/05/2020 15h13
Por: Direto da Redação
Por isso, o MPPI expediu diversas recomendações e ofícios solicitando informações e providências à Secretaria de Saúde do Município de União
Por isso, o MPPI expediu diversas recomendações e ofícios solicitando informações e providências à Secretaria de Saúde do Município de União
 

A Vara Única de União, por meio da juíza de Direito Mariana Cruz Almeida Pires, deferiu na última terça-feira (26) o pedido de tutela de urgência feito pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de União, em ação civil pública para que o Município, no prazo de 72 horas, forneça aos profissionais de saúde os equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sob pena de incorrer em crime de desobediência e incidência de multa diária no valor de R$10  mil.

“Há a necessidade de tomada de medidas para que o Sistema de Saúde Público Municipal possa atender a demanda dos infectados com a COVID-19, visto que, esta doença possui uma taxa de transmissibilidade muito elevada, e mesmo com todos os cuidados higiênicos necessários, não se constituem suficientes para evitar a transmissão da doença. Ademais, todo profissional que trabalha na área da saúde deve ter não só resguardadas as condições devidas de trabalho, como também protegida sua própria saúde e de pessoas próximas”, alegou a juíza na Decisão.

A ação do MPPI resultou de procedimento administrativo instaurado pelo órgão para acompanhar o controle e a prevenção da proliferação do novo Coronavírus (COVID-19), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sob gestão da Secretaria da Saúde do Município de União. Constatou-se, então, que os equipamentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde são inadequados e insuficientes para atender a demanda, contrariando o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e a Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho.

Além disso, nos dias 15 e 16 de abril, 13, 14 e 21 de maio, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde foram suspensos por ausência de máscaras cirúrgicas com elástico, conforme padrões definidos pelo Ministério da Saúde. Por isso, o MPPI expediu diversas recomendações e ofícios solicitando informações e providências à Secretaria de Saúde do Município de União. Entretanto, os pedidos não foram atendidos.

A decisão é da última terça-feira,26. Nesta quinta-feira, procuramos a Prefeitura de União, mas ainda não tivemos um posicionamento  sobre a decisão da Justiça.

Fonte: ASCOM MPPI

UniãoUnião - PI Notícias de União - PI
Barras - PI
Atualizado às 02h42
26°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 25°
27°

Sensação

15.8 km/h

Vento

67.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Popular novo
CENTRO MOVEIS
Anúncio
Municípios
SANTA LUZIA
POSTO SANTA LUZIA
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza