Em Minas Gerais

Prefeito renuncia ao cargo após revogar decreto que permitia reabertura do comércio

O político cumpria, desde 2016, seu quarto mandato como prefeito de Varginha.

06/04/2020 17h58
Por: Direto da Redação
Prefeito renuncia ao cargo após revogar decreto que permitia reabertura do comércio
Prefeito renuncia ao cargo após revogar decreto que permitia reabertura do comércio
 

Um dia após revogar o decreto que permitia a reabertura do comércio em Varginha, no Sul de Minas Gerais, o prefeito da cidade, Antônio Silva (PTB), renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (6). Em uma carta enviada à Câmara Municipal, ele alega ter “razões de foro íntimo” para tomar a decisão. A notícias foi publicada no site BHAZ. 

Após ser pressionado por empresários, Antônio Silva havia emitido na última sexta-feira (3) um decreto que permitia que parte do comércio da cidade fosse reaberto em meio à pandemia do coronavírus, contrariando recomendações de isolamento social.

A decisão foi questionada pela população e por órgãos como o Ministério Público, a Associação Médica e o Conselho Municipal de Saúde. Nesse domingo (5), o então prefeito voltou atrás e revogou o decreto depois da repercussão da decisão. “Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto. Não sou prefeito, apenas estou prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a prefeitura”, escreveu Antônio Silva no documento enviado à Câmara Municipal (leia na íntegra abaixo).

O político cumpria, desde 2016, seu quarto mandato como prefeito de Varginha. Antônio Silva já havia exercido a função entre 2012 e 2016, 1997 e 2000 e 1989 e 1992.

Carta na íntegra

“Eu, abaixo-assinado, Antônio Silva, brasileiro, casado, advogado, residente e domiciliado nesta cidade, na Alameda dos Sabiás, nº 157, Jardim Cidade Nova, dirijo-me respeitosamente a V. Exa. para expor e comunicar o seguinte:

Durante mais de 15 anos tive a honra de estar à frente da Prefeitura desta cidade, como Prefeito, eleito por 4 mandatos.

Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto.

Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura.

Relembrando as palavras do Apóstolo Paulo, posso afirmar que “combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”, e encerro a minha missão com a consciência do dever cumprido.

Assim sendo, num ato de livre manifestação de vontade e para que produza os seus jurídicos e legais efeitos, venho comunicar a V. Exa. minha decisão irrevogável e irretratável de RENUNCIAR, a partir desta data, ao cargo de Prefeito Municipal desta cidade de Varginha – Estado de Minas Gerais, para o qual fui eleito nas eleições do ano de 2016, para o quadriênio 2017/2020.

Na oportunidade, renovo a V. Exa. e a seus ilustres pares, meus protestos de elevada consideração e respeito.

Varginha (MG), 06 de abril de 2020

Antônio Silva”

Barras - PI
Atualizado às 00h51
25°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
25°

Sensação

7.6 km/h

Vento

84.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Popular novo
CENTRO MOVEIS
Municípios
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza