Popular
A verdade vence

'A mentira tem perna curta', a verdade vem sempre à tona

Ela sempre será danosa não só às pessoas vítimas da mentira como àquela que mente e à própria sociedade.

24/03/2020 09h28Atualizado há 2 semanas
Por: Direto da Redação
'A mentira tem perna curta', a verdade vem sempre à tona
'A mentira tem perna curta', a verdade vem sempre à tona
 

Em qualquer área da vida, vale o ditado de nossos avós que diz que “a mentira tem perna curta”. Talvez uma das mais graves faltas que um ser humano possa cometer seja a mentira. Ela sempre será danosa não só às pessoas vítimas da mentira como àquela que mente e à própria sociedade.

Há uma grande discussão sobre os níveis de dano que uma mentira pode causar e a partir de suas consequências afirmar se ela poderia ser permitida ou mesmo ser justificável. Fala-se até em “mentira santa” ou aquela que pouco dano oferece às pessoas ou à sociedade e há os que defendem uma “mentirinha” quando ela pode evitar um mal maior. A realidade é que a mentira deve ser condenada em todos os níveis e graus, pois por menor que ela seja será sempre um grande desrespeito mesmo a quem esteja simplesmente ouvindo ou lendo.

A mentira é quase sempre ilustrada pela imagem de um nariz comprido como o de Pinóquio. Pinóquio (em italiano Pinocchio) é um personagem de ficção cuja primeira aparição se deu em 1883, no romance “As aventuras de Pinóquio” escrita por Carlo Collodi e que sofreu várias adaptações até para o cinema. A história conta sobre o boneco de madeira, esculpido pelo bondoso velho Gepeto, que ajudado por uma boa fada consegue dar vida e transformá-lo num menino de verdade. Mas o menino boneco passa então a viver aventuras, e tal como a fada havia lhe prometido, seu nariz cresce quando ele mente. Pinóquio se envolve em grandes enrascadas e sofre nas mãos de um maldoso. A moral por trás da história de Pinóquio é que não vale a pena mentir.

Assim, para que tenhamos uma sociedade mais justa e séria, é preciso que todos nós, em todas as áreas e setores, em nossas vidas pessoal, profissional e empresarial, abominemos qualquer prática de mentira e passemos a valorizar e respeitar cada vez mais pessoas que não mentem, mesmo quando uma mentira as pudesse beneficiar.

O Portal Visão Piauí, publicou no dia 18 de março uma matéria cujo título era "Barras registra caso suspeito de coronovírus", imediatamente fomos tachados de sensacionalistas de estarmos amedrontando o povo. A firmaram que a matéria era uma fake news (notícia falsa) sem no entanto fazer o que é óbvio no jornalismo que é investigar, apurar os fatos como fez o Visão Piauí. 

O Portal Visão Piauí ao noticiar o caso suspeito, tinha nas suas entrelinhas a intenção de chamar a atenção para a gravidade da situação e uma consequente conscientização da população barrense, foco maior da matéria. Porém, ao invés de se buscar a verdade se preocuparam apenas em dizer que era uma "fake news", causando na população uma falsa sensação de conforto, vista nas ruas de Barras através de aglomerações em vários locais da cidade.

Trabalhamos pautados na verdade que os fatos nos oferecem e só aos fatos devemos lealdade, repudiamos com veemência todo e qualquer indicio de mentira ou de segundas intenções impregnadas em linhas editoriais eivadas de contextos políticos-partidários, ato desumano em meio a uma pandemia, onde o que a população mais precisa é de informação segura, como de fato vem fazendo o Visão Piauí. 

É preciso, no entanto, atentar para o fato de que não mentir e valorizar a verdade não significa ser uma pessoa rude, grosseira, ofensiva e mal educada ou tornar-se uma acusadora de mentirosos. É preciso lembrar que uma pessoa civilizada não deve julgar seus semelhantes sem prova cabal e todos nós temos defeitos e somos passíveis de falhar e mesmo de faltar com a verdade.

Barras - PI
Atualizado às 00h20
27°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 25°
30°

Sensação

7.1 km/h

Vento

82.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
CENTRO MOVEIS
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza
Anúncio