Popular
História emocionante

Aos 90 anos, mãe raspa cabelo de filho de 60 aprovado em enfermagem na federal do Pará

Alcyr, que vive de capinar terreno, passou em enfermagem; para estudar, só dormia 2h por dia

08/02/2020 17h58
Por: Direto da Redação
 

Uma história emocionante aconteceu em Belém, no Pará. Aos 60 anos, Alcyr Ataíde Carneiro foi aprovado no curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFP). E a aprovação rendeu uma bela foto nas redes sociais: a mãe de Alcyr, Aglair Carneiro, de 90 anos, aparece raspando a cabeça do filho, que trabalha há 23 anos capinando e roçando quintais.

Durante uma palestra motivacional em uma escola da capital paranaense, o novo universitário disse de onde veio a motivação para fazer um curso superior. “Minha realidade é muito difícil e eu quero dar uma vida melhor para a minha mãe. Eu tinha duas opções: ganhar na mega-sena ou vencer pela educação”.

Alcyr é o segundo da família a fazer um curso superior. O primeiro, seu sobrinho, que é médico, foi fonte de inspiração para não desistir do sonho. Ele conta que ganhou dele um jaleco velho, para usar durante o trabalho capinando. Ao invés de utilizar a roupa na lida do dia a dia, Alcyr colocou-a em um cabide e, sempre que desanimava de pegar nos livros, olhava para o jaleco e pensava que um dia usaria um como aquele.

E não foi fácil. A rotina de estudos começava às 21h e seguia até à meia-noite. Ele dormia por duas horas e voltava a estudar até às 4h. Depois, ia para a calçada de uma irmã, onde conseguia pegar o sinal wifi e ficava vendo aulas pelo Youtube. Às 6h, ia novamente para o serviço.

O empenho e sucesso de Alcyr foi compartilhado até mesmo na página do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com a mensagem: “Alcyr Ataíde Carneiro escreveu seu nome em um dos primeiros capítulos do Ano da Enfermagem. O senhor, que trabalhava roçando quintais de dia e à noite se dedicava aos estudos, é o mais novo postulante a enfermeiro pela Universidade Federal do Pará. Ele passou em terceiro lugar!”

 

Barras - PI
Atualizado às 00h40
25°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 24°
25°

Sensação

8.4 km/h

Vento

91%

Umidade

Fonte: Climatempo
CENTRO MOVEIS
Juriti
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Excelência Contábil
Mais lidas
Cantinho da Pizza
Anúncio