TREVO e ALMEGA
Vacina pentavalente

Sesapi começa a distribuir vacina pentavalente para o interior

Secretaria chegou a fazer um pedido de 50.000 doses para o abastecimento dos meses de dezembro de 2019 e janeiro deste ano, no entanto, o Ministério da Saúde encaminhou somente as 16 mil

15/01/2020 09h08
Por: Direto da Redação
Vacina pentavalente no Piauí
Vacina pentavalente no Piauí
 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu, na sexta-feira (10/01), 16 mil doses da vacina Pentavalente e iniciou a distribuição já na segunda-feira (13/01). A secretaria chegou a fazer um pedido de 50.000 doses para o abastecimento dos meses de dezembro de 2019 e janeiro deste ano, no entanto, o Ministério da Saúde encaminhou somente as 16 mil.

Parte das doses recebidas serão distribuídas em Teresina e foram entregues pela Central de Imunização ainda na segunda e a distribuição para as salas de vacina ocorreu nessa terça-feira (14/01).

A Sesapi já iniciou também a distribuição das demais doses para as Regionais de Saúde do Estado do Piauí e logo as vacinas estarão disponíveis para a população.

 “A secretaria funciona como a distribuidora das vacinas que são repassadas pelo Ministério da Saúde. Pedimos a quantidade necessária para cada município, mas o ministério é quem define a quantidade a ser destinada”, explica a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Kássia Barros.

Por orientação do Ministério da Saúde, caso o quantitativo não atenda a demanda, outra vacina poderá substituí-la. “Uma vez que a vacina estava em atraso há mais de um mês, a população poderá receber a imunização por meio da vacina DTP e da vacina para Hepatite B”, explica a coordenadora.

Kássia Barros explica ainda que, devido ao não recebimento da quantidade informada, foi realizado um pedido extra para o ministério de mais 30 mil doses.

Fonte: CCOM