Popular
Perdas

Safra de caju em Barras cai em torno de 30% e preocupa produtores

Toda a cadeia produtiva está afetada

14/10/2019 08h44
Por: Direto da Redação
 

A cadeia produtiva do caju no município de Barras, que nos últimos três anos ganhou atenção especial, deve apresentar números não muito animadores em relação a safra de 2018. Segundo estimativa dos próprios produtores, a safra deste ano deve sofre uma queda de até 30%, afetando a produção de cajuina, que segundo dados da Sala do Empreendedor do Município de Barras, em 2018 chegou a mais de 200 mil garrafas.

Com a queda na safra, a produção de cajuína deve apresentar números um pouco mais modestos, porém dentro das expectativas dos produtores.

O que mais contribuiu para a redução da produção foi a falta de chuvas, que afetou diretamente a floração. Mesmo diante do problema o município de Barras segue com o planejamento para fomentar toda a cadeia produtiva da cajucultura, importante fonte de renda para centenas de famílias.

A prefeitura de Barras, segue com o cronograma que apresenta medidas para ampliação do aproveitamento total do caju, oferecendo cursos e orientação na produção e comercialização dos produtos.

"A esperança era que chovesse na época da floração do cajueiro, mas não aconteceu e isso pode ser a causa da perda na produção", disse Maria do Carmo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.