domingo, 24 de março de 2019
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação
Geral

13/03/2019 ás 08h00

Direto da Redação

Barras / PI

Adapi alerta sobre a existência de focos de peste suína no Ceará
Já foram detectados 40 focos da peste suína clássica em municípios cearenses
Adapi alerta sobre a existência de focos de peste suína no Ceará
 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) proibiu a entrada de animais, da carne e outros produtos derivados da carne de porco, além de reforçar as barreiras na fronteira com os municípios do Ceará, onde foram detectados pelos menos 40 focos da peste suína clássica desde outubro do ano passado. O objetivo é evitar a entrada do vírus da peste suína clássica, que não tem tratamento e nem vacina e cuja notificação é obrigatória.


A Adapi também passou a fiscalizar toda a carne de porco comercializada nos açougues, supermercados e mercados das cidades piauiense que fazem fronteira com o Ceará para evitar a entrada da doença no Piauí.


Segundo os técnicos da Adapi, um caso suspeito da doença, que foi notificado no município de Água Branca, a 98 Km de Teresina, no Médio Parnaíba, foi descartado depois que os exames não comprovaram a presença do vírus, que é altamente contagioso e letal, mas que não provoca mortes em humanos.


A Adapi orienta os criadores a notificar imediatamente a Adapi sobre casos suspeitos. O criador deve isolar animais com sinais da doença: febre e manchas vermelhas na pele. Caso se confirme a doença. o animal é sacrificado e a carcaça deve ser incinerada e enterrada.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium