Popular
Barras PI

Nucleação de escolas é uma boa medida para a educação de crianças em Barras PI

nucleação de escolas é uma boa medida para a educação de crianças

08/02/2019 11h27Atualizado há 4 meses
Por: Redação II
Fonte: Longah/PVPI
Reprodução
Reprodução

“Um local com espaço, bem equipado, com salas de aula suficientes para transmitir o aprendizado e merenda escolar. É bem verdade que o colégio já não está do lado de casa, mas a distância não é problema, pois os ônibus, todos os dias, levam e trazem os alunos que estudam na escolas de educação básica. As antigas unidades, que muitas vezes só tinham duas salas para atender a todas as séries, já não existem”. O texto se refere a uma cidade do Ceará, mas pode perfeitamente se enquadrar na realidade de Barras e de muitos outros municípios espalhados por todo Brasil.

É a nucleação de escolas que vem incluindo estudantes da Educação Básica e representando uma saída inteligente que favorece as crianças, as famílias e o poder público, que pode proporcionar, dessa forma, uma educação de qualidade aos munícipes.

O acadêmico de Pedagogia barrense, Francisco Vieira, se pronunciou sobre o tema:

“Sou Acadêmico de Pedagogia (não sou nenhum expert ), porém a BNCC determina um núcleo comum de conteúdos, os quais todos os brasileiros têm direito a aprender. A ideia é garantir igualdade no acesso a esses conhecimentos, considerados essenciais para a formação dos alunos – e isso inclui estudantes em todas as situações. Com o sistema multisseriado fica evidente que a nova BNNC não tem sentido, já que busca-se com a base, principalmente, qualidade do ensino. Com isso as classes multisseriadas são na verdade um atraso, uma depreciação na qualidade do ensino.

Outra situação é a falta de alunos nessas escolas, isto se dá por vários fatores, assim várias escolas que não possuem números suficientes de alunos para funcionamento são aglomeradas em uma escola central, surge um problema, trata-se do deslocamento desse alunos até a escola núcleo, porém a frota de transporte escolar supre essa necessidade. Em síntese, ao meu juízo, com as medidas de nucleação da escolas procura-se ser racional para garantir o direito à educação a todos os brasileiros.

A Secretaria Municipal de Educação de Barras está sendo racional, seguindo determinações do MEC, faltam aos críticos o conhecimento de causa aliada ao desvinculamento da politicagem que tanto atrasou o município de Barras. Repito, ao meu ver, e opinando como Acadêmico de Pedagogia, a nucleação é importante para a manutenção da qualidade do ensino, e assim mantem-se os bons índices do IDEB que o município tem”.

Para não restar nenhuma dúvida, a Secretária de Educação, Lourdes Morais, explica no vídeo a seguir o que é realmente a nucleação de escolas:Tocador de víde00:0

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.