Popular
Endividamento

INSS cria regras mais rigorosas para empréstimos a aposentados e pensionistas

Com a medida, o órgão pretende evitar endividamentos e golpes.

08/01/2019 08h25Atualizado há 5 meses
Por: Direto da Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou regras mais rigorosas para evitar que aposentados e pensionistas percam o controle e as dívidas virem uma bola de neve.

Segundo o órgão, a partir de agora, quando algum beneficiário pegar um empréstimo com desconto no benefício, a instituição financeira vai ficar proibida de oferecer novos empréstimos ou cartão de crédito para essa pessoa durante os seis primeiros meses.

O INSS ainda reforça que, mesmo que ela queira pegar empréstimo em outra financeira, o benefício ficará bloqueado para esse tipo de contrato. Só o próprio aposentado, pensionista ou representante legal poderá desbloquear o uso do benefício para essa finalidade.

O economista José Luiz Pagnussat alerta que as financeiras aproveitam a facilidade na contratação desse tipo de empréstimo para incentivar as pessoas a se endividarem.

Como a EBC informou, o limite de endividamento continua o mesmo: até 35% da renda líquida - ou seja, o benefício já com descontos, como Imposto de Renda e pensão alimentícia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.