Terça, 22 de janeiro de 2019
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação
Entretenimento

07/01/2019 ás 10h24 - atualizada em 07/01/2019 ás 14h16

Redação II

Barras / PI

Tradição viva do Reisado da Boa Hora-PI atrai e encanta pela história
Reisado da Boa Hora-PI atrai e encanta pela história que sobrevive
Tradição viva do Reisado da Boa Hora-PI atrai e encanta pela história
reprodução Tv CLUBE

Boa Hora PI - Todos os anos, o município de Boa Hora, localizado a 156 quilômetros de Teresina, transforma-se de 31 de dezembro até 6 de janeiro, período em que se celebram os três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Belchior. A tradição secular está sendo preservada na cidade que realizou o Festival de Reisado, uma festa popular onde fé e cultura se misturam.


A festa é marcada pelas cantorias e apresentações de  grupos que saem em procissão e visitam as casas dos pagadores de promessas que obtiveram alguma graça após solicitarem a intercessão dos três Santos Reis.


Os grupos, em sua maioria, são integrados pelo sanfoneiro, mandador, duas cantadeiras e três caretas que, geralmente, usam fantasias fabricadas com palhas, tecidos coloridos e fitas. Todos os personagens cantam, dançam e representam pequenos atos, como: abrição de porta, entrada, louvação ao Divino, chamadas do Rei e a morte do boi, que marca o encerramento do folguedo.


Em Boa Hora, não é difícil encontrar pessoas que foram curadas pelos Santos Reis e que ajudam a passar a tradição de geração para geração, sendo anunciantes das dádivas recebidas.

FONTE: TV Clube/Longah

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium