Quarta, 12 de dezembro de 2018
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação
Entretenimento

06/10/2018 ás 16h54

Redação II

Barras / PI

Morre a diva mundial da ópera, Montserrat Caballé
A soprano espanhola Montserrat Caballé morreu aos 85 anos neste sábado (6), em Barcelona. Ela estava internada desde o mês passado e sofria com problemas de saúde havia anos. A família não quis divulgar a causa da morte.
Morre a diva mundial da ópera, Montserrat Caballé
Reprodução

(FOLHAPRESS) -A soprano espanhola Montserrat Caballé morreu aos 85 anos neste sábado (6), em Barcelona. Ela estava internada desde o mês passado e sofria com problemas de saúde havia anos. A família não quis divulgar a causa da morte. 


Famosa pelo domínio da técnica bel canto, Caballé é considerada um dos grandes nomes da ópera do século 20. Ela interpretou obras de compositores consagrados como Gioacchino Rossini, Gaetano Donizetti e Vincenzo Bellini e fez cerca de 4.000 apresentações em 90 papéis diferentes.


"Uma grande embaixadora do nosso país morreu", disse o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, pelo Twitter. "Sua voz e sua ternura ficarão conosco para sempre", completou.


No mundo pop, Caballé ficou conhecida pelo dueto "Barcelona", ao lado de Freddie Mercury, líder da banda inglesa Queen. A música foi lançada, com sucesso, em 1987. Anos depois, tornou-se o hino da Olimpíada de 1992, disputada na cidade catalã.


Caballé ficou dez anos longe do palco por problemas de saúde e retornou apenas em 2002, quando passou a fazer apresentações esporádicas. Ela revelou ter tido um tumor benigno na cabeça, descoberto ainda nos anos 1980.


Em 2014, foi condenada a meio ano de prisão e precisou pagar uma multa de 240 mil euros (R$ 781 mil) por fraude fiscal. Moradora de Barcelona desde 2010, ela teria deixado de pagar 500 mil euros (R$ 1,6 milhão) ao fisco por simular que seu domicílio ficava no principado de Andorra -assim, não precisaria prestar contas à Fazenda espanhola. Caballé devolveu o dinheiro devido em impostos.


A cantora era casada com o tenor Bernabé Martí desde 1964 e teve dois filhos, Bernabé Martí Jr. e Montserrat Martí, que também é cantora lírica.
O funeral da artista será em Barcelona, nesta segunda-feira (8).

FONTE: Folhapress

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Sem foto

Visão Política

Blog/coluna Análise sobre a política local, estadual e nacional.
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium