Popular
Educação Especial

Em Barras e Teresina comemorou-se o dia Nacional dos Surdos

Teve evento em Barras com palestras e debates em torno do assunto na praça Monsenhor Bozon.

Visão Política Análise sobre a política local, estadual e nacional.

28/09/2018 09h18Atualizado há 9 meses
Por: Redação II
Fonte: PVPI/Ascom
ascom
ascom

Barras PI - Comemorou-se o dia Nacional do Surdo em Barras PI no dia 26 de setembro de 2018 com presença do prefeito municipal Carlos Monte, secretaria de Assistência Social Ana Teresa Monte, equipe de professores da Educação Especial do município, do diretor da Divisão de Proteção Social da Pessoa com Deficiência, Joaquim Neto e familiares e alunos da educação Inclusiva e população. Foi a I mostra com palestras e materiais confeccionados para os educandos especiais.

Teresina PI - O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro. O Centro de Estimulação Sensorial CES, onde teve a palestrante barrense Lorena Nogueira Lages. Teve participação da fonoaudiloga Nina Teresa Pires na equipe do CES.

O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

Curiosamente, o município de São Paulo comemora o Dia do Surdo todo o último domingo do mês de setembro. A luta das pessoas com surdez também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.

O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda. A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.