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Educação

04/09/2018 ás 11h50 - atualizada em 05/09/2018 ás 16h29

Redação II

Barras / PI

Barras tem em 2017 o índice de 4.9 no IDEB na educação municipal
O governo municipal de Barras PI, através da Secretaria municipal de educação comemoram os indicadores do IDEB no município, com meta de 5.0 para 2021.
Barras tem em 2017 o índice de 4.9 no IDEB na educação municipal
Reprodução

Barras PI - O governo municipal de Barras PI, através da Secretaria municipal de educação comemoram os indicadores do IDEB no município, com meta de 5.0 para 2021, Barras PI disparou em 2017 com 4.9 aumentando as médias dos últimos 4 anos em , 6 décimos. É um indicador para a qualidade e investimentos em educação no município.  Em 2013 (4.1), 2015 (4.3 ) 2017 (4.9) para o município de Barras PI


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.


O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.


O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.


 

 

FONTE: Ascom

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