Quinta, 20 de setembro de 2018
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação CNPJ 17.061.655/0001-72

37º

Min 24º Max 37º

Parcialmente nublado

Barras - PI

às 16:09
Cultura

12/07/2018 ás 11h35 - atualizada em 12/07/2018 ás 12h09

Redação II

Barras / PI

Um pouco da Cronologia do Cinema feito em Barras PI
O desenvolvimento do cienam em Barras está ligado a cultura e a sétima arte, por meio de um imperialismo cultural dos cinéfilos e elenco amador.
Um pouco da Cronologia do Cinema feito em Barras PI
Selecionado na Mostra Não Competitiva do Festival Nacional cinema dos Sertões de Floriano PI -2016

 Barras PI - O surgimento do cinema e seu progresso até os dias atuais. Identificando as funções sócias do cinema ao longo do tempo e em determinados períodos históricos. O desenvolvimento do cienam em Barras está ligado a cultura e a sétima arte, por meio de um imperialismo cultural dos cinéfilos e elenco amador, a pouca disponibilidade de acesso a informação a cinematografia, o nível cultural e educacional baixo de apoio cultural, relacionando interesses apenas artísticoos, por meio de uma concentração cinematográfica independende e sem incentivos.

O cinema em Barras PI, como um artefato cultural criado por determinadas culturas da periferia e de autonomos, que refletem as mesmas e, por sua vez, as afetam. O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar- ou doutrinar- os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal. 


O cinema barrenses nasce de várias inovações dos que gostam da sétima arte, que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos, baseia-se em projeções publicas de imagens animadas. Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado.


Mas novas técnica deu certo até a década de 2012 para 2018. Assim sendo, durante esses anos os filmes são praticamente na totalidade amadores sendo acompanhados muitas vezes de música, outras vezes de poucos efeitos especiais, narração e diálogos escritos presentes entre cenas. 

A relevância teórica consiste em fornecer bases para pesquisas posteriores visando resgatar o seu caráter crítico-social, com uma metodologia que consiste em ressaltar a origem e a função do cinema, enfatizando uma nova fase mais profissional e fazer uma abordagem com o cinema atual mais elementos narrativos e cinematográficos.


CRONOLOGIA DO CINEMA BARRENSE


 "Sonhos" – Primeiro filme amador do diretor Almerindo Sousa produzido na zona rural localidade Canto Escuro.


"A Decisão", disse que gastou apenas R$ 25 mil nessa nova produção. É um trabalho amador mas feito com dedicação, esmero, vale à pena ver. Diretor Almerindo Sousa


Tinteressa - o filme é o nome da produção que é genuinamente barrense e conta com atores amadores da própria cidade do diretor Almerindo de Sousa.


 Filme Marataoan, o filme – Filme amador documentário de Marcus Vinicíus.


Diálogos da Cidade – Um filme semi profissional de Joaquim Neto Ferreira com investimento de R$ 8.500,00 gravado em 6 municípios piauienses com elenco amador e dois atores profissionais ( Romulo Augusto do filme Ai Que Vida ). Messias Sousa ator de teatro. Totalmente gravado em 1080p.


Curta Metragem experimental semi-profissional O Pesadelo de Joaquim Neto Ferreira


 Curta metragem AM+GOS totalmento gravado por celular.


Curta metragem semi profissional “Sonho de Mariinha” de Joaquim Neto Ferreira. 3º lugar no Festival Nacional Cinema dos Sertões 2016 de Floriano PI. Trilha sonora original e um música cedida por Wagner Santos.


Filme Ar Maria – produção 2018 de Marcus Vinicius.


Fotos: Via Google imagens reprodução


Por: Joaquim Neto Ferreira escritor e cineasta.


filme


1954150304


download (1)


download


download (2)


download (3)


download (4)


images (2)


images (4)


images (5)


download (5)


download (6)

FONTE: PVPI

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Visão Política - F. Epaminondas

Visão Política - F. Epaminondas

Blog/coluna Análise sobre a política local, estadual e nacional. Jornalista e radialista, Francisco Epaminondas "o nenen".
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium