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28/06/2018 ás 08h50 - atualizada em 29/06/2018 ás 17h15

Redação II

Barras / PI

Moradores de Barras PI denunciam má qualidade da água no município
Recentemente o prefeito municipal esteve em reunião com o presidente da Agespisa sobre o problema em Barras PI.
Moradores de Barras PI denunciam má qualidade da água no município
Água com coloração anormal
 

Por meio das redes sociais, moradores do município de Barras, cidade que fica a cerca de 128 Km de Teresina, reclamaram da qualidade da água distribuída na região. Em vídeos e fotos postados é possível ver a cor “barrenta” do líquido que sai das torneiras. 



Fotos: Reprodução



Ao ODIA, a funcionária pública Vanivalda Araújo conta que o problema não é algo recente. “Começou em 2013. Desde então, são seis meses com água boa e seis com água ruim. Assim que termina as chuvas a água fica nesse estado: escura, fedida e com gosto ruim. Nem para tomar banho não serve”, conta. 


De acordo com a moradora, a população já fez várias denúncias para a Agespisa, empresa responsável pelo abastecimento de água do município. “Não tivemos respostas alguma. Chegaram a mandar um técnico aqui, mas não soubemos o resultado do laudo e até hoje nenhuma providência foi tomada para mudar a situação”, relata. 


Com a má qualidade do abastecimento, os moradores se veem obrigados a comprar água mineral, tanto para alimentação, quanto para os afazeres domésticos. 



O outro lado


Procurada pelo ODIA, a Agespisa afirmou que a água distribuída em Barras está dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.


A empresa alega que faz limpezas periódicas na estação de tratamento de Barras para garantir a qualidade da água. A última manutenção na ETA foi feita na semana passada, durante dois dias, 19 e 20 de junho. Os serviços incluíram a limpeza completa da estação, lavagem dos filtros, do leito filtrante e do tanque de contato, além da sanitização, que quer dizer uma higienização mais profunda.


Quando a água sair da torneira com um aspecto diferente, a empresa recomenda que o morador informe ao escritório local o endereço da sua residência, para que a Agespisa possa agendar a visita de um técnico. 


A Agespisa alega que os casos de reclamação de turbidez da água são, geralmente, pontuais e podem ocorrer por contas de interrupção no sistema.


Por: Geici Mello / Portal o DIA

FONTE: O Dia

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