Sábado, 23 de junho de 2018
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação CNPJ 17.061.655/0001-72

31º

Min 22º Max 33º

Ensolarado

Barras - PI

às 12:58
Cultura

29/05/2018 ás 10h38 - atualizada em 29/05/2018 ás 16h13

Redação II

Barras / PI

Escola de música Luizinho Fernandes será reinaugurada dia 08/06
A Escola de Música Luizinho Fernandes, resgatada depois de um século de esquecimento, por meio de um Projeto de Revitalização inovador, apoiado financeiramente pelo BNDES/BNB
Escola de música Luizinho Fernandes será reinaugurada dia 08/06
Cartaz
 

A Escola de Música Luizinho Fernandes, resgatada depois de um século de esquecimento, por meio de um Projeto de Revitalização inovador, apoiado financeiramente pelo BNDES/BNB, no início de 2013, gestão Edilson Capote e do Secretário de Cultura, Manin Rêgo, a mesma foi abandonada.


Durante quatro anos a própria Banda Lira Barrense, patrimônio da Cultura Viva desta terra, sofreu um apagão administrativo, que a despeito de outras áreas, também atingiu em cheio o simbolismo, o economicismo e os direitos culturais da população, desrespeitando seus saberes e fazeres do cotidiano. 


A falta de compromisso de quatro ex-secretários e de um gestor inepto, teve como resultado negativo o desaparecimento e sucateamento de bens materiais, pertencentes à Escola de Música como instrumentos e outros acessórios. O espaço físico se transformou em ruinas com o telhado, portas e janelas danificadas, além de um matagal que cresceu, onde antes existia um jardim bem cuidado.



A Secretaria de Cultura e Turismo, levou ao Prefeito Carlos Monte um quadro desfavorável, que foi acompanhado de propostas rumo a um novo processo de revitalização da Banda e da Escola de Música, dessa vez sem nenhum recurso externo, contando apenas com a boa vontade de uma equipe e do prefeito Carlos Monte, através dos parcos recursos do Orçamento Público Municipal.


Os resultados:


I. Mais engajamento dos músicos;II. Os ensaios voltaram com todo vapor, melhorando o repertorio musical e as apresentações públicas dos músicos;
III. Fardamento, equipamentos novos foram adquiridos e/ou recuperados.
Mas a maior de todas as conquistas, sem dúvida, é devolver aos barrenses Escola de Música Luizinho Fernandes, reformada e equipada para atender mais de 200 crianças, jovens, adolescentes e adultos, oriundos de áreas de vulnerabilidade social, no novo projeto de Formação em Teoria e Prática musical, vocal, corda, percussão e sopro.
Aproveito para agradecer a Deus, ao Prefeito Carlos Monte, por mais esta oportunidade de continuar trabalhando por esta terra rica de gente humilde.


O sonho da revitalização da banda de música teve como colaboradores Orlando Rodrigues, Teotônio Rodrigues, Osmarina dos Santos, Conceição Costa, Sabrina Monrte, Carlos Eduardo, Domingas Marques, Cleberth Silva, Gracinha Dimas, Cécilia Lopes, Reginaldo Ramos, Maria das Graças, Lucielson dos Santos, Maria da Conceição e Antônio Alves de Sousa, agregados, filhos e filhas do coração e todos os músicos da gloriosa Lira Barrense de onde serão selecionados futuro quadro de monitores do Projeto. 


Também os parceiros institucionais que atuarão direta ou indiretamente nas ações planejadas: Ana Monte, (Assistência Social) Lourdes Morais (Educação); José Luis (Administração); José Roberto (Saúde); Elson Daniel (Juventude) e a equipe do Portal Visão Piauí que divulga a cultura de nosso município para todo o Estado do Piauí.


 

FONTE: Ascom

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium