Sábado, 23 de junho de 2018
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação CNPJ 17.061.655/0001-72

31º

Min 22º Max 33º

Ensolarado

Barras - PI

às 12:59
Saúde

21/05/2018 ás 11h23 - atualizada em 21/05/2018 ás 15h39

Redação II

Barras / PI

Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) faz 10 anos de inauguração na rede de reabilitação
Conhecido como o Sarah do Piauí, hoje o CEIR é referência em reabilitação no Estado.
Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) faz 10 anos de inauguração na rede de reabilitação
Conhecido como o Sarah do Piauí - CEIR
 

Criado para atender a demanda de pessoas com deficiência por tratamento no Piauí, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizará, no dia 21 de maio, a partir das 7h30, solenidade comemorativa dos 10 anos de atendimentos, no auditório da instituição. 


Na ocasião, será lançado o livro "Um lugar no Céu", que conta a história de sorrisos, sonhos e milhares de vidas transformadas pelo Ceir no Piauí e serão entregues 25 cadeiras motorizadas, totalizando R$ 125.000,000 de recursos investidos pelo Sistema Único de Saúde.


Até fevereiro deste ano, o Ceir realizou 1.215.995 atendimentos em reabilitação físico-motora, intelectual e auditiva. Considerando o número contabilizado até dezembro de 2017, os dados revelam um aumento de 31.936 atendimentos realizados apenas nos meses de janeiro e fevereiro, superando a meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de 14.440 atendimentos por mês.


Com serviços especializados para atender três tipos de deficiência (física, auditiva e intelectual), o Ceir é, atualmente, classificado como Centro Especializado em Reabilitação (CER III) pelo Ministério da Saúde. Já neste ano, foram inauguradas obras de reforma e ampliação do Centro para também atender pacientes de reabilitação visual.


Atendimento multiprofissional


Dentro das categorias de reabilitação, o Ceir oferece um atendimento multiprofissional que inclui fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, pedagogia, arte-reabilitação, musicoterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, hidroginástica e reabilitação desportiva (natação, capoeira, futebol para amputados e basquete em cadeira de rodas).


O paciente conta, ainda, com um corpo clínico composto por cardiologistas, clínicos médicos, neurologistas, neuropediatras, ortopedistas, pediatras, urologistas, otorrinolaringologistas, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, dermatologistas e fisiatras e com a realização de mais de 100 tipos de procedimentos e exames no Centro de Diagnóstico.


Clínica de Microcefalia


Diante do surto de microcefalia relacionada ao zíka vírus que o país viveu no final de 2015, foi implantada no Ceir uma Clínica de Microcefalia. No programa de reabilitação, são trabalhados grupos de estimulação precoce, com estímulos para o desenvolvimento motor, cognitivo, social, sensorial e linguagem; grupos de acolhimento, trabalhando o afeto entre mães e filhos, com orientações sobre o cuidado com a criança com microcefalia; atendimentos individuais de fisioterapia; e cursos para pais ou responsáveis.


Ambulatório de Espasticidade


Distúrbio neurológico progressivo que provoca deformidades nos músculos dos membros e movimentos involuntários bruscos, a Espasticidade é uma enfermidade que compromete bastante a qualidade de vida do paciente, até mesmo no tratamento.


Para tratar a enfermidade, o Centro mantém um Ambulatório de Espasticidade com atendimentos especializados a pessoas com deficiência que sofrem com esse distúrbio neurológico progressivo, realizando aplicações de toxinas botulínicas (conhecida como botox), orientações para o tratamento e, em casos especiais, encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos, através do Sistema Único de Saúde (SUS).


O procedimento, que é realizado dentro do período de três a quatro meses, permite o relaxamento da musculatura do paciente e, com a sua aplicação, ele consegue realizar tarefas que antes não conseguia. Além disso, a toxina não tem efeitos colaterais sensoriais e cognitivos e é menos invasiva que cirurgias.


Oficina Ortopédica


O Ceir conta com um parque industrial onde são fabricados diversos tipos de aparelhos ortopédicos que são distribuídos para todo o país. São confeccionados, sob medida, produtos como órteses e próteses; palmilhas, sapatos e botas; colete e colar cervical; e adaptações que auxiliam pessoas com deficiência em atividades da vida diária, como alimentação, escrita, uso de um computador, higiene bucal, penteio do cabelo, entre outras.


Lá, também é realizada a concessão de muletas, bengalas, cadeiras de rodas e outros produtos de suporte, bem como treinamentos de uso e manuseio para pacientes e familiares. 


Ceir Eventos


O Ceir também realiza eventos e cursos científicos em níveis estadual e nacional. São realizados, periodicamente, cursos e simpósios com a presença de profissionais renomados na área da saúde, especialmente voltado aos tratamentos de reabilitação.


Meta para 2018


Em 2017, o Ceir comemorou o número de 1 milhão de atendimentos e, neste ano, a meta é realizar mais 173.283 atendimentos, totalizando 1.389.278 pacientes com vidas transformadas.

FONTE: ccom

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium