Sexta, 17 de agosto de 2018
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação CNPJ 17.061.655/0001-72

26º

Min 25º Max 36º

Céu limpo

Barras - PI

às 04:05
Polícia

17/05/2018 ás 08h49

Direto da Redação

Barras / PI

Operação contra pedofilia cumpre mandados no Piauí e em 23 Estados
Os acusados deste tipo de delito agem nas sombras da internet e devem ter suas condutas elucidadas e julgadas, como a de qualquer criminoso.
Operação contra pedofilia cumpre mandados no Piauí e em 23 Estados
Os acusados deste tipo de delito agem nas sombras da internet e devem ter suas condutas elucidadas e julgadas, como a de qualquer criminoso.
 

Uma força-tarefa nacional de combate à pedofilia está sendo realizada em todo país. No Piauí, 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na manhã desta quinta-feira(17) em Teresina (11), Paranaíba (03) e um em Itainópolis.


A operação Luz na Infância 2 é uma das maiores ações do mundo de combate à pedofilia e no Estado é coordenada pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente). Policiais civis de diversas unidades ajudam no cumprimento dos mandados. Os suspeitos podem ser presos em flagrante.


De acordo com a nota da Delegacia Geral, as equipes procuram arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.


A força-tarefa é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) e ocorre desde as primeiras horas da manhã, num total de 24 estados, além do Distrito Federal. Mais informações serão divulgadas ao longo do dia.


Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/MESP) e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.


A investigação realizada durante quatro meses foi repassada às Polícias Civis – em especial Delegacias de Proteção à Criança e Adolescentes – DPCA e Repressão aos Crimes de Informática DRCI – que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados que foram deferidos com apoio do Judiciário, por meio da Central de Inquéritos em Teresina/PI.


Participam da operação policiais da Delegacia Geral; Greco; Diretoria de Inteligência da SSP/PI; DRCI (Delegacia De Repressão a Crimes de Informática); GPE (Gerência De Polícia Especializada); GPI(Gerência De Polícia Do Interior); Deam Sul; Polinter; Depre;  Delegacia do Meio Ambiente, com apoio técnico da Perícia Criminal do Estado do Piauí e Perícia da Polícia Federal.


Na primeira edição da Operação Luz na Infância, realizada em 20 de outubro de 2017, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Durante a apreensão desses materiais nos 24 estados e DF, foram identificadas e presas 112 pessoas que utilizavam esses equipamentos para produzir, guardar ou compartilhar conteúdos de pedofilia na internet.


Aquela operação foi resultado de seis meses de levantamentos e investigações coordenados pela Senasp/MESP, em conjunto com as agências de inteligência das Polícias Civis.


Luz na Infância – A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e obscuros os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Os acusados deste tipo de delito agem nas sombras da internet e devem ter suas condutas elucidadas e julgadas, como a de qualquer criminoso.


Mais informações ao longo do dia serão divulgadas.


Cidade Verde

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium