Quinta, 18 de outubro de 2018
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação
Internacional

04/05/2018 ás 12h09 - atualizada em 04/05/2018 ás 15h46

Redação II

Barras / PI

Prêmio Nobel de Literatura não será entregue por conta de escândalo sexual
Instituição enfrenta crise desencadeada pela relação do Nobel de Literatura com um indivíduo acusado de agressões sexuais.
Prêmio Nobel de Literatura não será entregue por conta de escândalo sexual
Reprodução
 

A Academia Sueca anunciou nesta sexta-feira (4) que este ano não será concedido o Prêmio Nobel de Literatura e que a decisão foi adiada para 2019. A instituição enfrenta uma crise desencadeada pela relação deste prêmio com um indivíduo acusado de agressões sexuais.


“Nós achamos necessário dedicar um tempo para reconquistar a confiança do público na Academia antes que o próximo vencedor possa ser anunciado”, declarou o secretário permanente da academia, Anders Olsson. Ele também alegou que a decisão da Academia é em respeito aos que já ganharam e aos que ainda irão ganhar o prêmio.


A decisão foi tomada durante uma reunião semanal em Estocolmo, baseado na crença de que a Academia não está em posição de escolher um vencedor após a onda de escândalos sobre assédios sexuais e crimes financeiros que atingiu a instituição. O Nobel de Literatura já deixou de ser concedido em várias ocasiões, da mesma forma que os outros, durante as guerras mundiais do século passado, mas nunca por outros motivos.


Acusações


Em novembro passado, 18 mulheres acusaram o dramaturgo Jean-Claude Arnault, uma conhecida personalidade da cultura francesa, marido de uma de seus membros e com quem a prestigiosa instituição tinha vínculos estreitos, de violência e/ou assédio sexual.


O acusado dirige um centro de exposições na capital, em parte financiado pela Academia, que organiza ali as leituras dos premiados.

FONTE: g1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium