Terça, 11 de dezembro de 2018
86 99570 3774 - Atual Sistema de Comunicação
Especiais

14/04/2018 ás 10h54 - atualizada em 14/04/2018 ás 11h14

Redação II

Barras / PI

Rios Longá e marataoan elevam seus níveis e Defesa Civil em alerta
Relatório aponta para um aumento dos níveis dos rios em Barras e Esperantina PI
Rios Longá e marataoan elevam seus níveis e Defesa Civil em alerta
Ponte sob o rio Longá em Esperantina PI

Esperantina PI - Segundo o Relatório da CPRM mostra que em Esperantina o rio Longá continua em processo de elevação do nível e atingiu à cota de 8,02m às 14h45. É o maior valor do ano, segundo a CPRM, que informou ainda a tendência que o rio Longá continue subindo, ainda que em ritmo lento. Na cidade de Barras, afetada pelo rio Marataoan, a CPRM informou que foi atingido o maior nível no ano nesta sexta-feira, com 4,49m.




Em Teresina, onde a prefeitura decretou situação de emergência, a CPRM aponta a possibilidade de uma elevação no nível do Rio Parnaíba para 518cm às 23h30 desta sexta-feira, com a distância de 11cm da cota de alerta. Já o rio Poti não deve sofrer elevações significativas nas próximas horas, de acordo com a CPRM.



Entre os municípios que passam dificuldades o diretor da Defesa Civil do Piauí estão Cabeceiras e São José do Divino. “Um município em que a situação desperta mais preocupação é em São José do Divino. Lá tem um riacho que passa dentro da cidade e que gerou transtornos”, relatou Vitorino Tavares.


VitorinoTavares explicou que no momento a Defesa Civil considera que 15 mil pessoas são afetadas pelas chuvas e alagamentos no Norte do Piauí. “Hoje estamos trabalhando com os afetados, entre desabrigados, desalojados, ilhados. Estamos em torno de 15 mil pessoas que foram afetadas pelas enchentes. Municípios que tenham desabrigados por um dia entram para a nossa contabilidade”, finalizou.


Odiretor confirmou que Luzilândia atingiu a cota de inundação, conforme relatório do CPRM. A CPRM informou em relatório que a partir de uma correção nos sensores foi constatada que a cota de inundação foi constatada às 15h40. A previsão do serviço geológico é que o nível do rio Parnaíba continue em torno da cota de 570cm nas próximas 12 horas. A previsão é que o quadro de elevação continue pelo menos até domingo.


Segundoo diretor da Defesa Civil do Piauí, Vitorino Tavares, nesta sexta-feira aumentou o número de municípios com reconhecimento da situação de emergência. “Pelo governo do Estado são reconhecidos 11 e pelo governo federal são sete. Os novos são São José do Divino, Joca Marques e Campo Maior“, comentou. Já estavam com decretos reconhecidos os municípios de Pimenteiras, Lagoa Alegre, José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Batalha, Esperantina e Luzilândia.



FONTE: Longah

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium